Consumista em apuros: Como economizar, planejar e sair do sufoco?

por - 08:00

Hey gente, tudo bem? Quem aí é compulsiva por compras levanta a mão!!! Eu já fui muiiito compulsiva e confesso que foi uma fase bem complicada da minha vida, e hoje em dia eu não tenho mais problemas com isso e me considero super controladinha com os gastos. Como eu sei que muita gente passa por esse tipo de problema, resolvi ajudar e contas os métodos que me ajudaram nessa batalha.
Bom, que tudo na vida é organização todo mundo já sabe né? Se você não tem foco e planejamento nada na sua vida prossegue, e foi exatamente isso que me ajudou. Para vocês entenderem melhor eu separei a explicação em 3 partes: 

Como controlar: Talvez a palavra controle assuste algumas pessoas, mas ela é a palavra chave para a discussão de hoje. Quem passa por problemas de compulsividade sabe que quando vê algo em promoção ou algum lançamento, é inevitável dispensar a compra não é mesmo? Mas se você tiver organização você consegue manter o controle facilmente, mas como? 

Como se organizar:

  • Limpe seu guarda roupa: Confesso que essa é uma das piores tarefas, pois além de consumistas somos apegadas né? Mas faça um teste, experimente todos os seus sapatos, acessórios e roupas e doe aquelas que estão apertadas e jogue fora as que estão com defeitos. Tudo é um processo, então você precisa se livrar de tudo aquilo que não te pertence mais!
  • Coloque os ''restos'' de produtos na frente: Sabe quando usamos um perfume, maquiagem, etc, e só usamos até a metade pois compramos outro em seguida? Coloque todos esses produtos na frente ( fácil visualização) e aqueles produtos cheios e com prazos de validade longo sob a sua visão, assim você vai usar sempre os produtos que estão acabando, e vai conseguir manter seu foco. Não se esqueça de jogar fora os produtos vencidos.
  • Planner: Muita gente acha que planner é futilidade, mas não é! Faça duas listas: Uma com coisas que você realmente precisa, e outra com coisas que você deseja. Tire cópias dessas listas e leve com você na bolsa\mochila\carro, e pendure no guarda roupa ( as vezes temos itens da lista e nem prestamos atenção). Assim você irá se lembrar que precisa e pode comprar somente aqueles itens.
  • Anote: Anote o valor das coisas que deseja e soma! Em seguida na outra folha anote o preço de tudo que já comprou durante aquele mês ( até o que não está na lista de desejos), e você vai perceber o quanto que você gastou com futilidade e que aquele dinheiro gasto em vão, poderia ter sido útil para a compra de algo que queria muito. 

Resultados:
Eu segui o método a risca e confesso que economizei muito mais do que eu imaginava. Além disso aprendi a ser mais controlada, observadora e muito menos compulsiva. Infelizmente os resultados vão ocorrendo ao longo do tempo, mas quando ele aparece você se sente muito melhor, além da auto estima se elevar.

Então, alguém aí é compulsiva? Se sim, utilizem o método e me mantenha informada tá bom? Quero saber os resultados. Espero que tenham gostado da postagem, um grande beijo e até a próxima, tchau ♥

Você pode gostar também

1 comentários